19 de junho de 2010

E que venha o ENEM!

        Está marcado! Nos dias 6 e 7 de novembro será realizado em todo o território nacional a prova do Exame Nacional do Ensino Médio pelo Ministério da Educação e Cultura, através do Inep.
        As inscrições para a prova começam nesta segunda, 21 de junho e vão até o dia 9 de julho. Esta tem valor de R$ 35, o mesmo do ano passado, segundo o MEC. Só serão aceitas inscrições feitas pela internet, no site: http://www.enem.inep.gov.br/.
        Ainda segundo o MEC a prova continua no mesmo nível da do ano passado, quando o ENEM passou por uma grande mudança e se tornou a prova de vestibular de muitas instituições educacionais públicas e privadas do país.
        A maior novidade mesmo fica por conta da área de linguagens pois será cobrado do candidato conhecimento de uma, entre duas, língua estrangeira. Quem se inscrever para realizar o ENEM terá de optar entre os idiomas inglês e espanhol.
        Matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas são as áreas de conhecimento cobradas pelo Exame Nacional. Elas formam as 180 questões da prova, que é dividida em dois dias.
        O site de inscrição estará de cara nova, para poder evitar os problemas ocorridos no ano passado. O sistema será autoexplicativo e bem didático, segundo a assessoria de imprensa do Inep. Será neste sistema que o candidato irá preencher o questionário socioeconômico, até então preenchido a mão.

As informações são do portal R7.com

EM TEMPO
        Para se inscrever é necessário o número do CPF, NÃO É PERMITIDO USAR DOCUMENTO DE OUTRA PESSOA, mesmo que seja dos pais. O sistema eletrônico de inscrição impedirá que o aluno use o número de terceiros, fazendo uma busca na base da dados da Receita Federal do Brasil. Quem ainda não tem CPF pode se dirigir até uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No caso dos menores de 16 anos os pais/responsáveis devem estar acompanhando.
        A escolha da língua estrangeira, inglês ou espanhol, a ser questionada na será feita na hora da inscrição.
        A prova será realizada nos dias 6 e 7 de novembro. No sábado (6) as questões serão de ciência da natureza e ciências humanas, cada representam 45 questões. No domingo (7) matemática e linguagens formaram as outras 90 questões, neste dia o candidato terá que escrever uma redação, também.
        A taxa de inscrição é nula para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio que cursam em escolas públicas. Os demais alunos terão de pagar uma taxa de R$ 35. Quem não puder pagar a taxa deve registrar uma declaração de carência e apresentá-la ao Inep.


Guilherme Barducci

Um comentário:

Guilherme Barducci disse...

Atenção: As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio foram prorrogadas para o dia 16/07. A prorrogação ocorreu graças a um pedido dos governadores de PE e AL. Quando o Diário Oficial foi publicar a nova data houve um erro, foi publicado que seria para o dia 18. Erro corrigido pelo MEC, através do Inep.
Também não há mais a necessidade da apresentação do CPF para se inscrever.