17 de agosto de 2010

A Unila já está funcionando!

           O Governo Federal brasileiro inaugurou nesta segunda, 16, a primeira faculdade de integração entre alunos da América Latina, a Unila. Ela pretende levar uma troca de informações entre alunos brasileiros e de outros países da América Latina.





           Hoje são apenas 150 alunos que estão frequentando as aulas de ciências biológicas, ecologia e biodiversidade, relações internacionais e integração. Daqui a 5 anos serão 10 mil alunos. As vagas sempre serão distribuídas em 50% para brasileiros e os outros 50% serão para alunos latino-americanos. A seleção é feita pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelo FatorEp (Fator Escola Pública).
           As aulas são distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite.





           A inauguração da instituição de ensino, que fica no Parque Tecnológico de Itaipu, região da Tríplice Fronteira em Foz do Iguaçu, contou com a presença do diretor-geral de Itaipu, do reitor Hélgio Trindade e do vice-reitor, Gerônimo de Sierra, além dos pró-reitores e professores da instituição, do reitor da UFPR e do prefeito de Foz do Iguaçu. Além do presidente do IPEA, que ministrou uma palestra sobre o Desenvolvimento e Integração da América Latina.
           O orçamento anual da Unila é de R$ 136 milhões.




           O presidente Lula é o idealizador original do projeto. Em 2007.
           

Nenhum comentário: