6 de agosto de 2011

Teatro: Donana

com informações do Correio Braziliense

        Donana é uma senhora de 70 anos que como muitos outros que já estão na melhor idade, tem muita história para contar.
        Esta senhora é vivida desde 1974 pelo ator, diretor e autor Ronaldo Ciambroni, um dos maiores comediantes do Brasil. Ronaldo escreveu a peça quando tinha dezesseis anos.
        Esta peça que está em cartaz há 37 anos e é uma das mais premiadas de todo o cenário teatral do Brasil será encenada, agora, na cidade de Birigui, no auditório do Colégio UNIESP de Birigui. Quem trouxe a peça para a Capital Latino-americana do calçado infantil é a turma do Terceiro EM do Colégio.
        Desde o começo é o próprio Ronaldo que interpreta o monólogo. Para isso ele acompanha a vida de muitos idosos, para bem compor a personagem. Ciambroni é tão dedicado à personagem que ele até se mutilou por conta dela: ele teria arrancado os dentes para ficar bem parecido com uma idosa, ele explicou esta situação ao Correio Braziliense: "Dizem que arranquei os dentes para ficar mais parecido com uma velha – na verdade, arranquei por estética. Mas não posso negar que a peça influenciou, os dentes que eu tinha me incomodavam na hora de interpretar Donana”.
        O roteiro mantém o mesmo texto de 37 anos, com pequenas modificações para situá-lo com a atualidade. A peça é uma comédia, mas também importa-se com a questão social: a inclusão do idoso na sociedade, o respeito que se deve àqueles que construíram toda a história: “Mais do que andar de graça em ônibus e passar na frente da fila, os idosos querem sentir-se parte da sociedade”, afirmou o ator/autor ao Correio Braziliense.
        A temática da peça foi criada por Ronaldo após ele presenciar o sofrimento de uma vizinha velhinha de Ciambroni.
        Ronaldo Ciambroni até 2007 fez parte do casting do programa A Praça É Nossa, do SBT, sentando ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega transvestido de Donana, a personagem da peça.
        A peça DONANA tem apresentação única no Colégio UNIESP de Birigui no dia 19 de agosto de 2011, às 20h. Os ingressos custam R$ 15.

Ficha técnica
Título da peça: Donana
Monólogo
Ator: Ronaldo Ciambroni
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Auditório do Colégio UNIESP de Birigui
Endereço: Rua João Escanhuela, 133. Jardim Capuano. Birigui - SP.
Data: 19 de agosto, sexta-feira
Horário: 20h
Ingresso: R$ 15.
Informações: (18) 3634-2269
Ingressos à venda na secretaria do colégio com Aline ou com os alunos do 3º EM.
Como chegar ao Colégio UNIESP de Birigui
clique no mapa para ampliá-lo.

Nenhum comentário: