21 de outubro de 2011

ENEM/Geografia: Dilma diz que será "rígida" com corrupção

professor Alexandre Simões


No primeiro discurso, presidente afirma que pobreza "envergonha o país" e defende reformas política e tributária 

Ao prometer combate à miséria, petista repete promessa de campanha de entregar um país de "classe média sólida"

Dilma Rousseff tomou posse ontem como a primeira presidente mulher do Brasil.  Aos 63 anos, a ex-militante de esquerda e ex-presa política foi declarada empossada às 14h52 por José Sarney (PMDB-AP), antigo apoiador da ditadura militar. Ela dedicou a vitória aos que "tombaram pelo caminho" durante a repressão. "Não tenho qualquer arrependimento, tampouco ressentimento ou rancor." O primeiro discurso teve como mote a afirmação de que seu antecessor e padrinho político promoveu o "despertar de um novo Brasil" e "o maior processo de afirmação" que o país viveu.

Na economia, prometeu a estabilidade de preços. "Podemos ser, de fato, uma das nações mais desenvolvidas e menos desiguais do mundo -um país de classe média sólida e empreendedora." Dilma reafirmou compromissos com as liberdades individuais, religiosas, de imprensa e opinião, que provocaram polêmicas na campanha. "Reafirmo que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras."
Prometeu continuar junto aos "irmãos africanos e da América Latina", mas também "aprofundar" as relações com EUA e Europa.

Nenhum comentário: