21 de outubro de 2011

ENEM/Geografia: MORTE DE BIN LADEN FECHA CICLO E DESENCADEIA TEMOR DE ATENTADOS

professor Alexandre Simões



Para a CIA, central de inteligência dos EUA, “quase certamente” a rede terrorista Al Qaeda tentará vingar a morte de seu líder.

Bin Laden foi morto na casa que vivia em Abbottabad, no Paquistão. Numa operação de 40 minutos, 20 agentes invadiram o imóvel e, na troca de tiros, o terrorista foi morto.

A eliminação do mentor do 11 de Setembro -com quase 3.000 vítimas, o mais letal ataque estrangeiro nos EUA- foi comemorada no país com constrangedora euforia.

          Obama era acusado de ser um comandante em chefe titubeante e fraco. Ao anunciar a morte de Bin Laden, ele reivindicou o sucesso da persistência na busca do terrorista e conclamou à volta do "sentido de unidade" que tomou o país dez anos atrás. Obama foi sóbrio o suficiente, porém, para não declarar vitória final em seu pronunciamento.


O FIM DA CAÇADA


20.09.2001- GUERRA AO TERROR – Em discurso Bush lança oficialmente a “guerra ao terror”, pregando a perseguição a Al Qaeda e seus líderes e outros grupos considerados terroristas.

07.10.2001- GUERRA DO AFEGANISTÃO – EUA lançam ofensiva contra o regime do Taleban no Afeganistão, desalojando o grupo do poder e dando inicio a um conflito que dura até hoje.

29.01.2002- EIXO DO MAL – Em discurso a nação, Bush lança a idéia do “Eixo do Mal”, formado por Irã, Iraque e Coréia do Norte, e reafirmando a doutrina de “guerra ao terror”.

20.09.2002DOUTRINA BUSH – EUA lançam oficialmente a Doutrina Bush, que prevê ações preventivas contra Estados hostis e rejeita desafios à sua supremacia militar.

20.03.2003GUERRA DO IRAQUEBaseados numa ligação inexistente entre Saddam Hussein e a Al Qaeda e a posse de armas de destruição em massa pelo país, EUA invadem o Iraque.
19.08.2003ONU NO IRAQUECaminhão-bomba explode na base da ONU em Bagdá, matando 27 pessoas, entre elas o brasileiro Sergio Vieira de Mello, chefe da missão.

11.04.2004 ATAQUE A MADRI – Série de explosões no metrô da capital da Espanha deixa 191 mortos e cerca de 1800 feridos.

02.11.2004REELEIÇÃO DE BUSH – Com a popularidade em alta, Bush é reeleito presidente dos EUA.

07.07.2005ATAQUE A LONDRES – Quatro homens bombas mataram 52 pessoas na capital britânica ao detonar explosivos em três estações de metrô e um ônibus; ação foi reivindicada pela Al Qaeda.

04.11.2008ELEIÇÃO DE OBAMA – Barack Obama é eleito presidente dos EUA prometendo a retirada do Iraque, foco no Afeganistão, fechamento de Guantánamo e revisão da “Guerra ao terror”.

01.05.2011- MORTE DE BIN LADEN

DINHEIRO GASTO1,283 trilhão de dólares foi o montante aprovado desde o 11 de Setembro para combate ao terror.


08.05.2011

UMA MORTE, MUITAS QUESTÕES


INVADIR O PAQUISTÃO
PRÓ: Violação da soberania de um importante aliado americano no combate ao terrorismo se justificou pela chance quase única de abater Osama bin Laden, o homem mais procurado do mundo.
CONTRA: Ação estremece as relações com o país e aumenta a pressão popular dos paquistaneses contra um governo aliados dos EUA.

OMITIR DO PAQUISTÃO
PRÓ: Realizar a operação no mais completo segredo foi necessário para evitar vazamento de informações, por meio de agentes paquistaneses, que pusesse em risco à captura de Bin Laden
CONTRA: Ao não avisar Islamabad, os EUA colocaram o poderoso serviço secreto paquistanês sob suspeita de colaboração com terroristas e constrangeram o aliado  diante da opinião pública.

MATAR BIN LADEN
PRÓ: A execução dá aos EUA o trunfo da morte do homem mais procurado do mundo, evita longo, custoso e arriscado processo judicial e se justifica por se tratar de ameaça aos EUA.
CONTRA: A execução viola lei internacionais que exigem julgamento com direito de defesa mesmo a terroristas e expõe os EUA à critica de usar mesmos métodos em combate.

JOGAR O CORPO NO MAR
PRÓ: Despejo do corpo do terrorista no mar em menos de 24 horas permitiu aos EUA alegar conformidade com princípios islâmicos e evita que se estabeleça local de peregrinação e veneração.
CONTRA: Apesar do que disseram os EUA, medida contrariou os princípios islâmicos, que exigem um enterro com a cabeça virada para Meca, e motivou dúvidas sobre a morte de bin Laden.

LIBERAR FOTO DO CORPO
PRÓ: Divulgação serviria para encerrar especulações sobre uma suposta armação da morte de Bin Laden e atenderia a familiares de vítimas de atentados que pedem para ver Bin Laden morto.
CONTRA: Decisão de não mostrar imagem foi justificada pelos EUA como forma de não incitar a violência extremista que a usariam para pregar ataques e não impede que morte seja confirmada.

Operação que abateu líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, deixa vários pontos em aberto.

Nenhum comentário: