21 de outubro de 2011

ENEM/Geografia: A LONGA CAMINHADA DA MULHER NO BRASIL

professor Alexandre Simões



BRASIL COLÔNIA

Os portugueses impõem a moral e as regras da sociedade patriarcal européia e portuguesa. As relações familiares entre as classes mais ricas organizam-se a partir da autoridade do chefe da família. As uniões são determinadas por interesses econômicos. As mulheres são confinadas ao espaço doméstico, suas vestimentas públicas cobrem o corpo todo, e se submetem à figura do patriarca.

Não existem mulheres entre as figuras históricas dos primeiros 300 anos de colonização do Brasil. No período da independência, destaca-se a figura da baiana Maria Quitéria, mas que para tanto, precisou se fazer passar por homem.


Maria Quitéria pegou em armas na luta pela independência do Brasil, nos combates travados para expulsar as tropas portuguesas da Bahia, em 1822 e 1823.
Fugiu de casa com o uniforme militar de um cunhado e se alistou passando por homem. Por bravura em combate é promovida a cadete. Com o fim da guerras seu disfarce é descoberto. Foi condecorada por D. Pedro I e levou a vida no anonimato.





IMPÉRIO

A partir de 1808 o Brasil se abre ao estrangeiro, o que faz chegar novas ideias ao país, trazidas pelos estrangeiros. 
Em 1822 são permitidas às meninas participarem dos níveis básicos da escola, mas proibida a sua presença nos mais adiantados.
Em 1873, Chiquinha Gonzaga torna-se a primeira maestrina nacional.



REPÚBLICA

A Nova Zelândia foi o primeiro pais do mundo a conceder o direito de voto às mulheres.
No Brasil, nos centros urbanos, as primeiras fábricas e o comércio passam a absorver o trabalho feminino.
A professora Leolinda Daltro funda em 1910 o Partido Republicano Feminino. O partido exige em 1917 o direito de voto às mulheres. Em 1932 o presidente Getúlio Vargas institui, com o novo Código Eleitoral, o direito de voto feminino.
A paulista Carlota Pereira de Queiroz elege-se deputada para participar da Assembléia Nacional Constituinte.


Com a Segunda Guerra Mundial as mulheres foram maciçamente incorporadas ao mercado de trabalho.
Nos anos 1960 os movimentos feministas atingem a sua força máxima. A pílula anticoncepcional dá às mulheres mais controle sobre o próprio corpo.
A Constituição de 1988 consagrou importantes direitos da cidadania.  Hoje temos prefeitas, governadoras, vereadoras, deputadas, senadoras e a presidenta da República. Das 190 nações do mundo, 17 são governadas por mulheres.

Nenhum comentário: